pinterest-site-verification=44f083b54c36d11256c6b0058812f60a
top of page

Resumo do Livro - Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

Atualizado: 9 de mar. de 2023


Em “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, Stephen Covey apresenta uma abordagem holística e centrada em princípios para alcançar o sucesso por meio de uma mudança positiva de dentro. Os 7 hábitos de Covey são definidos com base em uma revisão de cerca de 200 anos de literatura de sucesso, e suas ideias ainda formam a base para muitos livros e programas de desenvolvimento pessoal hoje. Nesta versão gratuita do resumo Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, descreveremos os 7 hábitos e explicaremos várias ferramentas poderosas de gerenciamento e produtividade deste livro.


Conheça o nosso Pacote Completo: Em vez de apresentar apenas os 5 ou 10 melhores pontos, nosso material captura de forma abrangente todas as ideias no contexto do livro (por meio do resumo em texto, no formato e-book e áudio do mesmo), e depois consolida visualmente por meio do infográfico ilustrado. Essa abordagem completa e variada reforça o aprendizado e a retenção. O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos.

Mudança fundamental de dentro para fora

Para se tornar mais eficaz, você precisa aumentar sua Produção (de resultados desejados) e Capacidade de Produção (a capacidade de entregar tais resultados). Uma ideia central de seu livro é melhorar o P/PC de “dentro para fora”, ou seja, começar com a mudança dentro de si. Isso vai além de simplesmente melhorar as habilidades ou conhecimentos de alguém, mas trata fundamentalmente de quem você é ou de quem você se torna como indivíduo.


Os hábitos são progressivos por natureza, embora não haja necessidade de aperfeiçoar um hábito antes de passar para o próximo. Cada hábito define a base para o próximo nível:


• Dependência => Independência: Os hábitos 1-3 fornecem suas “Vitórias Privadas” à medida que você desenvolve seu caráter e autodomínio.

• Independência => Interdependência: Os hábitos 4-6 mudam a forma como você interage com os outros, para formar relacionamentos de confiança com contas bancárias emocionais saudáveis. Estas são as suas “Vitórias Públicas”.

•Renovação: o Hábito 7 cria uma espiral ascendente de crescimento à medida que você se renova e cresce continuamente e aprimora os 6 hábitos anteriores.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Aqui está uma visão geral dos sete hábitos. Consulte nossa versão completa do resumo Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (obtenha o resumo completo de 9 páginas aqui) para obter mais detalhes.


HÁBITO 1: SEJA PROATIVO

Isso significa essencialmente assumir total responsabilidade por suas vidas e escolhas. Para ser proativo, você deve tomar a iniciativa, escolher uma linguagem proativa e focar no seu Círculo de Influência.


HÁBITO 2: COMECE COM O FIM EM MENTE

Este é o hábito da liderança pessoal. Trata-se de ter uma visão clara em sua mente sobre seu destino final e objetivos. Isso é importante porque tudo acontece primeiro em sua mente antes de se tornar realidade na forma física. Para começar, você precisará examinar seu centro e desenvolver sua declaração de missão pessoal.


HÁBITO 3: COLOQUE AS PRIMEIRAS COISAS EM PRIMEIRO LUGAR

Com prioridades claras identificadas e criadas mentalmente (hábito 2), você passa a ter o hábito do gerenciamento pessoal. É aqui que você exercita a força de vontade e a disciplina, para organizar e implementar atividades que traduzam seus objetivos em realidade. Covey compartilha a matriz de gerenciamento de tempo e como gerenciar seu tempo com eficiência usando 6 princípios chave.


HÁBITO 4: PENSE GANHA-GANHA

Esse é o hábito do relacionamento interpessoal. Ganhar ou ganhar é uma mentalidade e uma filosofia construídas sobre uma abordagem de obtenção de benefícios mútuos para as partes envolvidas. Quando uma solução ganha ganha não pode ser alcançada, considere concordar em discordar amigavelmente, em vez de “forçar” um acordo. Confira as 5 dimensões para alcançar o ganha ganha destacadas no livro.


HÁBITO 5: PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO

Esse é o hábito da comunicação e é construído com base na escuta enfática. A escuta enfática representa toda uma mudança de paradigma, pois não se trata de aplicar habilidades de escuta, mas de “ouvir com intenção de entender”. Isso se opõe a como a maioria das pessoas ouve – com a intenção de falar ou responder; Eles ainda estão em seu próprio quadro de referência, não no da outra pessoa.


HÁBITO 6: SINERGIZE

Este é o hábito da cooperação criativa, onde “o todo é maior que a soma de suas partes”. Trata-se de reconhecer que as pessoas estão todas “corretas” em suas diferentes perspectivas e estão preparadas para “valorizar essa diferença”, você ganha novos conhecimentos e compreensão da realidade e abre Terceiras Alternativas.


HÁBITO 7: AFIAR A SERRA

Este é o hábito de auto renovação e tem um impacto sinérgico em todos os outros hábitos. Todas as 4 dimensões principais – Física, Espiritual, Mental, Social/Emocional – estão inter-relacionadas e devem ser renovadas de forma equilibrada. Na verdade, quando afiamos a serra em qualquer dimensão, isso cria efeitos sinérgicos positivos nas outras dimensões e em todos os sete hábitos.


Obtenha nosso pacote completo do GRÁFICO DO LIVRO para obter uma visão geral das várias ideias e dicas do autor.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page