pinterest-site-verification=44f083b54c36d11256c6b0058812f60a
top of page

Resumo do Livro - Mindset (Carol Dweck)

Atualizado: 9 de mar. de 2023


Sua mentalidade - como você se vê - molda como você responde a pessoas e eventos, para afetar seus resultados. Neste livro, Carol Dweck baseia-se em 20 anos de pesquisa para explicar como você pode reconhecer, entender e mudar uma mentalidade fundamental para impactar todos os aspectos de sua vida. Neste resumo do Mindset, você terá uma visão geral dos 2 mindsets – mindset de crescimento x mindset fixo – e algumas das principais ideias do livro.


Conheça o nosso Pacote Completo: Em vez de apresentar apenas os 5 ou 10 melhores pontos, nosso material captura de forma abrangente todas as ideias no contexto do livro (por meio do resumo em texto, no formato e-book e áudio do mesmo), e depois consolida visualmente por meio do infográfico ilustrado. Essa abordagem completa e variada reforça o aprendizado e a retenção. O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos.


Por que algumas pessoas desmoronam diante dos contratempos, enquanto outras transformam seus fracassos em sucesso? Por que algumas pessoas ficam obcecadas em provar a si mesmas, enquanto outras podem rir e aprender com seus erros? A principal diferença está em sua mentalidade.


Mindset Fixo vs Crescimento

A mentalidade fixa é a crença de que suas qualidades não podem ser mudadas. Como você acredita que essas qualidades são uma parte permanente de quem você é, sente a necessidade de se provar constantemente. A mentalidade de crescimento é a crença de que suas qualidades podem ser mudadas e nutridas por meio do esforço. Você acredita que as pessoas podem nascer com dons, interesses ou temperamentos diferentes, mas todos podem mudar e crescer por meio da experiência e da prática.


A boa notícia é que as mentalidades não são permanentes e podem ser alteradas, ou seja, você pode escolher no que acredita. É provável que você tenha uma mistura de ambas as mentalidades, mas se incline para uma delas. Você também não tem a mesma mentalidade o tempo todo. Por exemplo, você pode ter uma mentalidade fixa em relação à sua personalidade, mas uma mentalidade de crescimento em relação às suas habilidades.

A MENTALIDADE AFETA O SUCESSO, O FRACASSO, AS ATITUDES E O ESFORÇO

Sua mentalidade afeta como você define e aborda o sucesso e o fracasso, bem como sua atitude em relação ao esforço. Em poucas palavras:


Mindset => Definição e Abordagem para o Sucesso

Como você define e aborda o sucesso determina seus resultados. As pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que suas habilidades são fixas, portanto, preferem ficar em sua zona de conforto e se concentrar em validar e provar a si mesmas. Aqueles com uma mentalidade de crescimento se concentram em aprender e se desenvolver. Não há nada de errado em construir autoconfiança e crença. O perigo surge quando você sente que tem direito ao sucesso porque é especial ou quando define seu valor por suas realizações. Ao fazer isso, você começará a temer perder esse senso de exclusividade.


Mentalidade => Definição e Abordagem para o Fracasso

Quando as coisas dão errado, todo mundo se sente mal em algum grau. A diferença está em como eles respondem. As pessoas de mindset fixo permitem que o fracasso as defina permanentemente (“sou um fracasso), desista ou tente proteger sua imagem escondendo suas deficiências, encontrando culpas ou desculpas. Aqueles com uma mentalidade de crescimento também podem se sentir chateados, mas veem o erro como um incidente e um problema a ser superado (“Eu falhei desta vez”). Eles tentam identificar suas deficiências, enfrentar os desafios e buscar caminhos alternativos para o sucesso.


Mentalidade => Atitude em relação ao Esforço

As pessoas de mindset fixo tendem a resistir a se esforçar porque (a) acreditam que a necessidade de trabalhar mais significa que não são “especiais” o suficiente e (b) estão silenciosamente preocupadas com o fato de que seu melhor esforço acabará sendo inadequada. As pessoas com uma mentalidade de crescimento são movidas por sua paixão pela excelência e acabam ganhando como resultado de seu crescimento.


No livro, Dweck dá vários exemplos para ilustrar as diferenças nas duas mentalidades acima. Você pode obter uma análise detalhada em nosso resumo completo do livro de 15 páginas.


Mentalidade na vida

Em nosso resumo completo do Mindset, vamos dar um zoom em pesquisas, exemplos e insights sobre como os mindsets afetam vários aspectos de nossa vida, bem como dicas para nutrir o mindset de crescimento na paternidade e educação, treinamento e esportes, negócios e liderança, bem como assim como nos relacionamentos.


MUDANÇA DE MINDSETS

A principal mensagem do livro não é que os mindsets fixos são ruins e os mindsets de crescimento são bons; trata-se de criar consciência das duas mentalidades e seu impacto, para que você possa fazer uma escolha consciente sobre se/o que mudar em seu melhor interesse.


Terminamos com as principais etapas e dicas que você pode usar para começar a mudar sua própria mentalidade, incluindo como

• Tome consciência de sua(s) mentalidade(s);

• Refletir sobre o impacto das mentalidades fixas versus de crescimento; e

• Saiba que você pode escolher e mudar sua mentalidade.

Outros detalhes em “Mindset”

Se você quiser aprender mais sobre a psicologia do sucesso e como aplicá-la a vários aspectos do trabalho e da vida, confira nosso pacote de resumo do livro Mindset. Isso inclui um infográfico, resumo de texto de 15 páginas e um resumo de áudio de 25 minutos.


Obtenha nosso pacote completo do GRÁFICO DO LIVRO para obter uma visão geral das várias ideias e dicas do autor.







177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page