pinterest-site-verification=44f083b54c36d11256c6b0058812f60a
top of page

Resumo do Livro - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Atualizado: 9 de mar. de 2023


Quer entender e se dar bem com os outros? Deseja ser querido e conquistar as pessoas para o seu modo de pensar? Neste resumo gratuito “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, você aprenderá exatamente isso! Embora tenha sido publicado pela primeira vez em 1936, os princípios e insights de Dale Carnegie ainda são poderosos hoje para qualquer situação que envolva pessoas.


Conheça o nosso Pacote Completo: Em vez de apresentar apenas os 5 ou 10 melhores pontos, nosso material captura de forma abrangente todas as ideias no contexto do livro (por meio do resumo em texto, no formato e-book e áudio do mesmo), e depois consolida visualmente por meio do infográfico ilustrado. Essa abordagem completa e variada reforça o aprendizado e a retenção. O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos.

Cada um dos pontos aqui pode ser aplicado por conta própria, mas as dicas são mais eficazes quando aplicadas com sinceridade e de coração, em vez de usadas como técnicas para persuadir ou manipular os outros.


3 TÉCNICAS FUNDAMENTAIS NO TRATAMENTO DE PESSOAS


1) Não critique, condene ou reclame.

Todo mundo quer se sentir importante/ desejado. Criticar alguém não é apenas infrutífero, mas também o colocará na defensiva, ferirá seu senso de orgulho e até despertará ressentimento. Em vez de criticar, tente entender por que as pessoas fazem o que fazem.


2) Dê uma apreciação honesta e sincera.

A única maneira de fazer alguém fazer algo é fazê-lo querer fazê-lo. As pessoas querem fazer as coisas por causa da gratificação que recebem, e a necessidade de ser apreciado ou se sentir importante é um dos desejos humanos mais profundos. Se você puder satisfazer essa necessidade, as pessoas vão amá-lo. Pergunte-se constantemente: “O que posso honestamente admirar nesta pessoa?”, e mostre às pessoas sua apreciação, sempre, em todos os lugares.


3) Desperte na outra pessoa um desejo ansioso.

Para inspirar um “desejo ansioso” em alguém, você precisa primeiro pensar da perspectiva dele e colocar as necessidades dele antes das suas. Fale sobre o que eles querem e explique explicitamente como suas sugestões atingirão seus objetivos. Tente aproveitar a sensação de tentar servir os outros de forma altruísta, sem recorrer a si mesmo.


6 MANEIRAS DE FAZER AS PESSOAS GOSTAREM DE VOCÊ

1) Torne-se genuinamente interessado em outras pessoas.

“Nos interessamos pelos outros quando eles se interessam por nós”, e tendemos a gostar das pessoas se elas nos admiram. Cumprimente os outros com entusiasmo que mostra que você tem prazer em vê-los e falar com eles, preocupa-se genuinamente com eles e seus interesses e dedica tempo e energia para fazer coisas atenciosas e altruístas que são importantes para eles.


2) Sorria.

Dê um sorriso real e caloroso que seja edificante e mostre que você está feliz em ver a outra pessoa. Mesmo quando você sorri ao telefone, seu sorriso transparece em sua voz. Sorrisos insinceros, no entanto, têm o efeito inverso. Se você não sente vontade de sorrir, pode começar melhorando seu humor, agindo como se estivesse feliz – force-se a sorrir em particular e controle seus pensamentos.


3) O nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante em qualquer idioma.

As pessoas valorizam seus nomes, pois é o único item que possuem completamente e os diferencia dos outros. Faça um esforço para lembrar seus nomes e fazê-los se sentir importantes. Isso inclui pronunciar e soletrar corretamente.


4) Seja um bom ouvinte.

Para ser um bom conversador, você precisa ser um ouvinte atento. Interesse-se genuinamente pelas pessoas, faça perguntas que elas gostem de responder e ouça com atenção. Incentive as pessoas a compartilhar sobre si mesmas e suas conquistas; compartilhe o seu apenas se eles pedirem.


5) Fale em termos dos interesses da outra pessoa.

Concentre-se no que a outra parte está interessada e fale sobre isso primeiro (não fale sobre seus próprios interesses, a menos que seja solicitado). Vale a pena investir tempo e esforço para fazer pesquisas prévias sobre os temas de interesse. Falar sobre o que as pessoas mais se preocupam abre o caminho para o coração delas e também amplia seus horizontes.


6) Faça a outra pessoa se sentir importante – e faça isso com sinceridade.

As pessoas querem a aprovação dos outros, querem se sentir importantes e querem ser reconhecidas. “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você” – Para se sentir importante e apreciado, comece dando aos outros esse sentimento primeiro.

No livro, Carnegie também compartilha 12 maneiras de conquistar as pessoas para o seu modo de pensar e 9 maneiras de mudar as pessoas sem ofender ou despertar ressentimento. Obtenha nosso resumo completo de Como fazer amigos e influenciar pessoas (clique aqui para saber mais do resumo completo).


Aproveitando ao máximo “Como fazer amigos e influenciar pessoas”

A ideia central deste livro é sempre considerar as coisas do ponto de vista da outra pessoa além do seu. Carnegie transmite suas ideias usando exemplos e histórias de reis ingleses, generais da Guerra Civil e outras personalidades famosas como Franklin e Teddy Roosevelt, Abraham Lincoln e John D. Rockefeller. Existem muitas dicas poderosas para situações específicas e frases úteis incorporadas em seus estudos de caso que podem ser aplicadas em nossas relações diárias com as pessoas.


Para obter o máximo deste livro, a Carnegie recomenda que você:

• Desenvolver um forte desejo de dominar o relacionamento humano

• Leia cada capítulo duas vezes antes de passar para o próximo

• Ao ler, pare com frequência para considerar como aplicar as sugestões

• Sublinhe ideias importantes

• Aplique os princípios sempre que possível, para resolver seus problemas diários

• Crie um jogo: dê um dólar a um amigo cada vez que ele pegar você violando os princípios

• Revise seu progresso e pontos de aprendizagem semanalmente

• Faça anotações de como e quando você aplicou os princípios


Obtenha nosso pacote completo do GRÁFICO DO LIVRO para obter uma visão geral das várias ideias e dicas do autor.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page