pinterest-site-verification=44f083b54c36d11256c6b0058812f60a
top of page

Resumo do Livro - 12 Regras para a Vida (Jordan B. Peterson)

Atualizado: 9 de mar. de 2023


Durante séculos, a religião desempenhou um papel importante na busca do homem por estabilidade e significado. A ascensão do secularismo e do niilismo trouxe novas ideologias, mas também uma crescente sensação de vazio. Com base em anos de pesquisa em vários tópicos (da história à religião, mitologia, neurociência e psicologia), Jordan Peterson desenvolveu as 12 regras para a vida, para ajudá-lo a viver com significado e propósito. Neste resumo das 12 Regras para a Vida, você aprenderá as 12 regras e como usá-las como um antídoto para o caos para restabelecer a direção, a ordem e a realização em sua vida.


Conheça o nosso Pacote Completo: Em vez de apresentar apenas os 5 ou 10 melhores pontos, nosso material captura de forma abrangente todas as ideias no contexto do livro (por meio do resumo em texto, no formato e-book e áudio do mesmo), e depois consolida visualmente por meio do infográfico ilustrado. Essa abordagem completa e variada reforça o aprendizado e a retenção. O cérebro aprende a partir da combinação de estímulos.

Os seres humanos não gostam de regras e restrições. No entanto, precisamos de estrutura em nossas vidas, o que é impossível sem regras. As regras trazem ordem, facilitam a cooperação e as relações estáveis, sem as quais haverá caos e incerteza. Peterson acredita que a maneira de viver uma vida livre e plena é adotar regras que o ajudem a fazer o bem na vida.


As 12 regras para a vida

Jordan Peterson sugere que o Bem é simplesmente a prevenção do Mal, e boas regras que reduzem o sofrimento humano desnecessário nos ajudarão a viver uma vida melhor. As 12 regras para a vida neste livro são construídas sobre a regra fundamental de que cada um de nós deve assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas. Coloque sua vida em ordem e faça o melhor por você, sua sociedade e o mundo em geral. Só então você descobrirá a verdadeira extensão de seu potencial e resiliência, enquanto ajuda a humanidade a prosperar coletivamente.


Abordaremos a primeira regra em detalhes, com um breve resumo das regras restantes. Reformulamos as regras para melhor refletir a essência dos capítulos. No entanto, para facilitar a referência, também incluímos a redação original de Peterson entre aspas abaixo. Obtenha uma cópia de nosso resumo completo de 15 páginas para saber mais detalhes sobre todas as 12 regras para a vida.


Regra 1: Corrija sua postura

“Fique em pé com os ombros para trás”


Todos os animais, incluindo os humanos, são governados por hierarquias de dominância e respostas bioquímicas involuntárias. As lagostas, por exemplo, lutam pelo domínio. Durante um confronto, 2 lagostas se avaliam usando seus tamanhos de corpo/garras e secreções químicas (que sinalizam sua saúde, força e humor). As lagostas dominantes têm níveis mais altos de serotonina, projetam maior confiança, melhor postura e podem lutar por mais tempo. Uma lagosta alfa normalmente “ganha” sem nem mesmo ter que lutar fisicamente.


Após cada confronto, o cérebro de uma lagosta muda - o perdedor evita mais conflitos, enquanto o vencedor ganha níveis de serotonina e confiança ainda maiores. Padrões semelhantes podem ser encontrados em outras espécies animais – geralmente, os animais mais fortes obtêm mais comida, melhores “casas”, maior status, melhores companheiros e maior cooperação dos outros. Essa é a maneira da natureza de distribuir recursos escassos.


Da mesma forma, os humanos têm um detector de dominância em nosso cérebro. A forma como percebemos nosso status social/econômico afeta nosso bem-estar, o que reforça nosso status em um ciclo de feedback positivo.

• Pessoas com forte autoestima sentem/transmitem uma sensação de segurança e confiança, o que as torna mais atraentes e respeitadas. Isso melhora sua produtividade e bem-estar, o que reforça ainda mais sua autopercepção. Níveis mais altos de serotonina estão associados a maior resiliência, felicidade, saúde, expectativa de vida, comportamento pró social e liderança.

• Por outro lado, pessoas com baixa autopercepção se sentem inseguras. Eles são mais propensos a ficar estressados, nervosos e reativos. Eles tomam decisões ruins, falham em exigir respeito/recursos, o que reforça seu complexo de perdedor.


Em suma, nossa autopercepção afeta as vibrações que transmitimos para criar um loop de auto reforço. Se você se sente um perdedor por qualquer motivo, o primeiro passo é quebrar o ciclo negativo corrigindo sua postura.

• Não relaxe. Transmite derrota e um status inferior, o que leva os outros a tratá-lo mal e reforça sua baixa autopercepção.

• Corrija sua postura. Fique em pé, empurre os ombros para trás, fale e faça contato visual. Isso sinaliza confiança para você e para os outros. Você se sentirá melhor, os outros lhe mostrarão mais respeito e isso iniciará um ciclo virtuoso. Trata-se de se manter firme, enfrentar a realidade e assumir a responsabilidade de se tornar tudo o que você pode ser.

Regra 2: Cuide de si mesmo como você cuidaria de outra pessoa

“Trate-se como alguém que você é responsável por ajudar”


Nós tendemos a cuidar melhor de nossos animais de estimação do que de nós mesmos. Quando um animal de estimação está doente, seguimos diligentemente os cuidados prescritos. No entanto, quando estamos doentes, deixamos de preencher/tomar nossas prescrições. No livro e em nosso resumo completo, examinamos como nossa auto aversão desempenha um papel e como combatê-la.


Regra 3: Cerque-se de pessoas que querem o melhor para você

“Faça amizade com pessoas que querem o melhor para você”


Nos tornamos a média das pessoas com quem mais convivemos. Na companhia errada, podemos acabar no crime ou até no suicídio. Então, por que andamos com pessoas que nos puxam para baixo? Descubra mais no resumo completo das 12 regras para a vida e aprenda como se cercar das pessoas certas.


Regra 4: Melhore seu próprio jogo em vez de jogar o dos outros

“Compare-se com quem você era ontem, não com quem outra pessoa é hoje”


Em um mundo altamente conectado e populoso, você sempre pode encontrar alguém melhor do que você, seja em aparência, riqueza, status ou relacionamentos. Não importa o que você tenha conquistado, você ainda pode se sentir miseravelmente inferior em comparação com os outros. Confira nosso resumo completo das 12 regras para a vida para aprender como melhorar seu próprio jogo, tornar sua vida progressivamente melhor e mudar fundamentalmente seu ponto de vista.


Regra 5: Ensine seus filhos a obedecer às regras da sociedade

“Não deixe seus filhos fazerem nada que faça você não gostar deles”


As crianças não nascem com habilidades socioculturais – elas devem aprender como o mundo funciona e como navegar na sociedade humana. Os pais que não estabelecem limites claros para seus filhos pequenos acabam prejudicando-os a longo prazo. Clique aqui para ver o resumo completo e aprender os 5 princípios para ajudar seus filhos a se tornarem queridos.


Regra 6: Arrume sua própria casa antes de criticar os outros

“Coloque sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo”


Contratempos e sofrimentos são inevitáveis ​​na vida. Algumas pessoas respondem com negação, desamparo, raiva ou até atos de vingança (por exemplo, genocídio). No entanto, outros são positivamente transformados pela adversidade - eles fazem as pazes com o que aconteceu e se dedicam a fazer uma diferença positiva. Que tipo você é? Aprenda mais sobre como colocar sua própria casa em ordem primeiro, no resumo completo das 12 Regras para a Vida.


Regra 7: Concentre-se em um propósito maior, não na gratificação instantânea

“Persiga o que é significativo (não o que é conveniente)”


Podemos usar o sofrimento como desculpa para viver descuidadamente o momento, ou podemos fazer algo significativo para minimizar o sofrimento. Em nosso resumo completo de 15 páginas, compartilhamos mais informações sobre como descobrir quem somos e por quais valores viver.


Regra 8: Encontre sua verdade pessoal e viva-a

“Diga a verdade – ou, pelo menos, não minta”


Todos nós somos culpados de mentir para nós mesmos e para os outros. Descubra por que mentimos, como ficamos presos em uma “mentira da vida” porque e o que significa encontrar e viver sua verdade pessoal.


Regra 9: Aprenda a ser um bom ouvinte

“Assuma que a pessoa que você está ouvindo pode saber algo que você não sabe”


As pessoas precisam de um ouvido atento. Como bom ouvinte, você pode aprender enquanto ajuda os outros a resolver problemas. Na versão completa do nosso resumo das 12 Regras para a Vida, explicamos como falar ajuda as pessoas a pensar, como ser um bom ouvinte e obter o máximo de suas conversas.

Regra 10: Defina seu problema com precisão para torná-lo administrável

“Seja preciso em seu discurso”


Evitamos olhar profundamente para um problema na esperança de que ele desapareça por si só, mas isso só faz com que as dúvidas e incertezas se transformem em uma falha catastrófica. Descubra por que/como usar a especificidade para trazer ordem ao caos.


Regra 11: Aceite que a desigualdade existe

“Não incomode as crianças quando estão andando de skate”


Alguns pós modernistas argumentam que o gênero é inteiramente uma construção social ou uma ferramenta para os homens oprimirem as mulheres, e que as hierarquias são criadas pelos ricos para explorar os pobres. Peterson discorda. Descubra por que isso acontece e veja a desigualdade de uma perspectiva diferente – mais detalhes no resumo completo de 15 páginas.


Regra 12: Reserve um tempo para apreciar as coisas boas da vida

“Acariciar um gato quando encontrar um na rua”


O sofrimento é inevitável e algumas pessoas parecem ter uma vida pior do que outras. A própria filha de Peterson sofria de uma rara artrite reumatoide juvenil e sofria de dores crônicas há anos. Se você está se perguntando sobre o sofrimento aparentemente sem sentido ao nosso redor, esta última regra das 12 Regras para a Vida nos ajuda a ver as coisas de uma perspectiva diferente e a equilibrar o bem e o mal da vida para que a vida pareça valer a pena.


Outros detalhes em “12 regras para a vida”

Se você quiser saber mais sobre todas as 12 regras, confira nosso pacote de resumo do livro 12 Regras para a Vida. Isso inclui um infográfico, resumo de texto de 15 páginas e um resumo de áudio de 26 minutos.


No livro, Jordan Peterson compartilha (em grande detalhe) uma série de histórias e perspectivas pessoais, sua interpretação de histórias bíblicas e míticas, referências e citações de vários textos antigos, filósofos, psicólogos, etc., para explicar como ele chegou a as 12 regras para a vida.


Obtenha nosso pacote completo do GRÁFICO DO LIVRO para obter uma visão geral das várias ideias e dicas do autor.



119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page